01/11/2016 10:16


Comprar ou construir um imóvel, como me decidir?

Quando chega o momento de escolher um local para morar, sempre ficamos com aquela dúvida: comprar ou construir, qual escolha devemos fazer?
Por mais comum que esse questionamento seja, separamos algumas dicas para ajudar na sua escolha, vamos lá?

Veja o lado financeiro
Toda escolha para o lar passa pela questão financeira, é impossível escapar disso. Imóveis prontos podem sair mais caros no final das contas, mas ganham em comodidade, já que você terá um local para morar de imediato. Coloque na balança qual sua realidade financeira, pois isso poderá ajudar na decisão.

Comodidade x personalização
Como citado no item anterior, escolher uma casa pronta é melhor no sentido da comodidade, já que você irá para o lugar que mais satisfaz suas necessidades de modo imediato. Se isso não é um diferencial para você, construir tem uma grande vantagem: o local ficará com a sua cara, do jeito que você desejar e como sonhou. Para alguns, isso faz muita diferença na hora da decisão.

Novo x usado
Imóveis usados podem precisar de pequenas reformas, enquanto os novos, obviamente, demorarão mais para ter essa necessidade. Ainda assim, muitas vezes uma pequena reforma vale muito mais a pena na questão do tempo, pois construir um imóvel normalmente demora muito mais.

Está fácil achar mão de obra?
Se você está pensando em construir, verifique se a mão de obra necessária está fácil de ser encontrada. Bons pedreiros, arquitetos e engenheiros fazem diferença no prazo, conclusão e qualidade da construção.

Existem mais opções para lugares prontos
É mais comum (e fácil) encontrar lugares prontos para comprar, e isso reflete no financiamento, já que os bancos estão mais preparados e acostumados com essa modalidade. Por outro lado, há taxas de juros reduzidas, em algumas instituições financeiras, para quem deseja construir e isso, em longo prazo, pode gerar muita economia.

Resultado
Não existe uma resposta correta para uma decisão tão importante. É preciso comparar cada ponto com a sua necessidade financeira e de vida, pois uma escolha tão importante em nossas vidas deve ser tomada com muita sabedoria. Por isso, se informe bem (considere nossas dicas), pesquise, faça contas e escolha de forma consciente.
Se precisar de ajuda, conte conosco no que precisar!

Deixe um comentário:

Receba novidades por email