18/10/2016 11:00


O que considerar na hora de comprar um terreno?

Investir na compra de um terreno é uma ótima forma de aplicar o dinheiro ganho. Seja para revenda após a valorização, ou para construir a tão sonhada casa própria, os loteamentos geralmente valorizam com o tempo, sendo uma ótima opção para aplicar seu dinheiro.

Mas, como tudo o que compramos, precisamos de cuidados para não realizarmos um mau negócio. E as dicas que trouxemos vão ajudá-lo a evitar dores de cabeça.

Verifique a integridade da Imobiliária ou Corretor 
A primeira dica é verificar todo o passado da empresa, seu histórico no mercado, e a satisfação geral da empresa responsável no mercado. Se possível, converse com outros compradores para verificar seu nível de satisfação. Também é possível consultar o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) para obter maiores informações.

Consulte as documentações do loteamento
O terreno deve estar registrado no Registro de Imóveis. Também é importante verificar as licenças (ambientais e jurídicas) e aprovação do projeto junto aos órgãos reguladores. Desconfie de documentações inexistentes, incompletas ou faltantes.

Desconfie de muitas facilidades
Preços muito baixos, facilidade excessiva para concluir o negócio e falta de recibos de pagamento podem indicar uma situação irregular do loteamento. Qualquer movimento fora da legalidade deve ser evitado, já que é o futuro do seu lar que está em jogo.

Serviços essenciais
Outra dica é verificar os serviços essenciais. Água, esgoto, energia e telefone podem indicar uma situação irregular caso estejam ausentes ou sejam de desconhecimento dos órgãos competentes. Além de indicar uma situação irregular, a falta desses serviços, mesmo em terrenos em condições legais, acaba prejudicando o bem estar futuro.

Conclusão
Verificar a idoneidade de terrenos à venda é muito simples. Um pouco de pesquisa já é suficiente para evitar dores de cabeças durante o investimento. Pesquise, questione e não deixe que nenhuma situação duvidosa prevaleça durante qualquer passo da negociação. Desconfie de facilidades, por mais que o desejo de adquirir o imóvel seja grande.

Em caso de dúvidas, procure o Procon de sua cidade, órgão correspondente ou até a Prefeitura local. Na ausência de problemas, invista na sua felicidade e no sonho da casa própria.

E não esqueça que estamos aqui, sempre dispostos a te ajudar a fechar o melhor negócio.

Deixe um comentário:

Receba novidades por email